Descrição

No âmbito do projeto ONEP – On Inclusive Entrepreneur, aborda-se a constituição de um Pré-cluster de economia social, a fim de responder a muitos dos desafios que surgem em relação à inclusão laboral para pessoas com deficiência e / ou em risco exclusão social em Castela e Leão e região Centro de Portugal, e o impacto social e económico que estas desenvolvimentos podem trazer.

Grupo constituinte

O grupo constituinte do pré-cluster da Economia Social é constituído pelos treze parceiros do projeto ONEP – On Inclusive Entrepreneur. Além disso, em sua primeira fase, serão incluídos os empreendedores apoiados no projeto e outras empresas de tecnologia e de meio ambiente que colaboraram como especialistas, somando um total de 30 entidades.

Eixos estratégicos e linhas de ação

Os eixos estratégicos que compõem a espinha dorsal do cluster da Economia Social estão definidos abaixo e serão a base para identificar as linhas de ação.

  1. Competitividade

Para abordar o estudo de novas oportunidades de negócios e profissionalização das empresas do cluster, é preciso estar comprometido com a inovação. Por esta razão, a competitividade é um dos eixos estratégicos do cluster e propõe-se abordá-la a partir de duas linhas de ação: a capacidade e a inovação.

  1. Empreendedorismo inclusivo

Através deste eixo pode-se aumentar as capacidades empreendedoras entre os grupos em risco de exclusão. Para abordar este trabalho propõem-se as seguintes linhas de ação: formação e consultoria para empreendedores e novas ofertas de emprego.

  1. Posicionamento e liderança

Com o objetivo de promover o sector da Economia Social através da participação na definição de políticas regionais, nacionais e europeias, bem como posicionar o cluster como uma entidade de referência no sector a nível nacional e europeu, são propostas as seguintes linhas estratégicas em termos de posicionamento e liderança: fortalecimento institucional, e relações setoriais e intersetoriais.

  1. Desenvolvimento sustentável e proteção do meio ambiente

A fim de controlar o impacto ambiental das atividades de Economia Social em nível local e promover o empreendedorismo social que é feito dos territórios em áreas mais inclusivas e sustentáveis, as seguintes linhas estratégicas serão trabalhadas: incorporar a dimensão ecológica no cluster e promover o empreendedorismo social sustentável.

5. Comunicação e sociedade

Este eixo estratégico visa disseminar e comunicar a importância da Economia Social para os grupos em risco de exclusão a nível local, nacional e europeu, bem como as atividades do cluster. Uma única linha de ação de comunicação e conscientização é contemplada.

Documentação Adicional

Documento de Cluster da Economia Social (Plano Estratégico 2018-2020) do projeto ONEP – On Inclusive Entrepreneur.

© Copyright - ONEP | Desenvolvido pela ADSI