Apresentação
O projeto ONEP – ON Inclusive Entrepeneur é uma iniciativa europeia cujo principal objetivo é a dinamização económica e a consequente criação de riqueza nas zonas fronteiriças, fundamentalmente de âmbito rural, entre Espanha e Portugal, com projetos orientados para a criação de novas iniciativas de emprego, que promovam a empregabilidade em zonas rurais, especialmente para a inserção profissional de pessoas com deficiência e/ou incapacidade ou em situação de exclusão social. O consórcio que desenvolve o projeto é composto por entidades de Castilla y Léon e Portugal e enquadra-se no Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014 – 2020.
On Inclusive Entrepeneur pretende obter novas oportunidades de negócio em núcleos rurais de diferentes âmbitos de atuação como no turismo acessível, serviços de proximidade e mercado ecológico.
Especialistas nestas áreas terão a responsabilidade de formar os empresários implicados neste projeto com o propósito de criar iniciativas que cubram toda a cadeia de valor, desde a produção até ao consumidor final. O projeto também contempla o financiamento e a criação de 10 iniciativas empresariais dentro destas áreas, que sirvam para a dinamização de atividades, que respeitem as pessoas e o meio ambiente. Desta forma se estarão criando novas oportunidades laborais, no próprio território desfavorecido, com atividades não deslocalizáveis, que servirão para empregar pessoas com deficiência e/ou incapacidade ou em risco de exclusão social. As ações previstas terão lugar em diferentes zonas fronteiriças de Castilla y León e Portugal.
Destinatários
On Inclusive Entrepeneur pretende ser um ponto de encontro entre empresários, fundamentalmente de âmbito social, que procurem a criação de novos negócios para pessoas com deficiência e/ou incapacidade ou em risco de exclusão social, prioritariamente nas zonas rurais do território fronteiriço. Por esta razão o programa destina-se a:
- Pessoas com deficiência e/ou incapacidade ou em risco de exclusão social que se encontrem em procura ativa de emprego nas zonas do projeto;
- Empresários que procurem novas oportunidades de negócio dispostos a criar novas linhas de atuação, explorando novas iniciativas de emprego, de âmbito fronteiriço entre Castilla y Léon e Portugal.
O programa procura empresas que apostem na inovação para melhorar a sua competitividade.