A Junta de Castela e Leão participa num projecto europeu juntamente com entidades da comunidade de Castela e Leão e de Portugal
A Junta de Castela e Leão participa num projecto europeu juntamente com entidades da comunidade de Castela e Leão e de Portugal, com o objectivo de criar novas oportunidades de empregabilidade para pessoas do meio rural em risco de exclusão.
Esta iniciativa está englobada no Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014 – 2020. Este projecto é liderado pela Consejería de Familia e Igualdad de Oportunidades, da Gerencia de Servicios Sociales da Junta de Castilla y León, e na sua execução participam entidades como a Câmara Municipal da Guarda, a Universidade de Salamanca, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), FECLEI (Asociación para el Fomento de las empresas de Inserción Socia en Castilla y León, ASPRODES FEAPS SALAMANCA, Fundación INTRAS, Fundación ASPAYM Castilla y León, LA ENCINA SERVICIOS INTEGRADOS, S.L.U., CERCIG (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, CARITAS DIOCESANA de SALAMANCA, ADM Estrela (Associação Social e Desenvolvimento).
Da necessidade de criar emprego para diferentes grupos sociais em risco de exclusão sociais surge o projecto ON Inclusive Entrepreneur que procura a orientação de especialistas aos empresarios beneficiários nos vários âmbitos de actuação.
Este projecto pretende detectar novas oportunidades de negócio nos núcleos rurais dentro de diferentes âmbitos de actuação como: o turismo acessível, o mercado de proximidade, meio ambiente e mercado ecológico. Especialistas nas matérias serão os encarregados de formar e orientar os empresarios beneficiários do projecto, com o fim de criar iniciativas que cubram toda a cadeia de valor, desde a produção até ao final. Desta forma procura-se a criação de novas oportunidades laborais para empregar pessoas em risco de exclusão social.
As acções previstas terão lugar em diferentes zonas rurais de Castela e Leão e em Portugal, todas com o mesmo objectivo – o emprego em núcleos rurais.